Ministro do STF autoriza retorno de Wanderlei Barbosa ao governo do Tocantins
Decisão liminar de Barroso reverte afastamento de três meses do governador, que respondia por suspeitas de desvio na pandemia.
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, por meio de uma liminar, o retorno de Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao cargo de governador do Tocantins. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (5).
O governador estava afastado há três meses, por suspeita de desvio de recursos públicos em contratos para compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19. As informações sobre a decisão foram confirmadas pelo advogado de defesa de Wanderlei Barbosa.
Decisão liminar e investigação
A autorização para o retorno ao Palácio do Araguaia foi concedida por meio de uma medida liminar, que tem efeito imediato. O g1 tenta contato com a assessoria do governador para obter mais detalhes sobre a decisão e os próximos passos administrativos.
O afastamento de Barbosa estava relacionado a uma investigação que apura supostas irregularidades em licitações e contratos para aquisição de alimentos durante a emergência sanitária. O caso é acompanhado pela Justiça Federal.
Contexto político e próximos passos
Com a decisão de Barroso, Wanderlei Barbosa reassume o comando do Executivo estadual. A liminar, no entanto, não encerra o processo judicial. O governador continuará respondendo às investigações, mas agora no exercício do cargo.
A expectativa é que a defesa do governador apresente novos recursos com base na decisão do STF, enquanto o Ministério Público Federal (MPF) deve se manifestar sobre os termos da liminar nos autos do processo.
Deixe seu Comentário
0 Comentários