Idosa de 70 anos apresenta TCC sobre trajetória após décadas sem estudar
Maria de Fátima emocionou banca ao contar história de exclusão educacional em universidade federal
Aos 70 anos, Maria de Fátima Abade Barbosa apresentou com sucesso seu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Artes na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A defesa ocorreu em 13 de novembro no campus de Tocantinópolis, norte do estado, onde a estudante narrou sua trajetória de décadas longe da educação formal.
Mulher negra, camponesa e filha de quebradeira de coco babaçu, Maria de Fátima quebrou o ciclo de exclusão educacional ao concluir o curso de quatro anos. Seu trabalho, intitulado "Nunca é Tarde para Aprender: A história de vida de uma mulher preta que foi excluída do processo educacional de ensino", foi orientado pela professora Iara Rodrigues da Silva.
Aprovação com louvor
O TCC foi aprovado com louvor pela banca examinadora composta pelas professoras Lindiane de Santana e Mara Pereira da Silva. A apresentação emocionou todos os presentes, conforme relatou a instituição, destacando o acolhimento e valorização de diferentes trajetórias dentro da universidade.
Maria de Fátima contou com a colaboração do acadêmico Vinicius Maciel para registrar sua trajetória. Em seu trabalho, a estudante destacou a educação como espaço de "resistência, reexistência e reconstrução de dignidade", segundo informações oficiais da UFNT.
Curso com foco na realidade do campo
O curso de Licenciatura em Educação do Campo - Artes, do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), tem como objetivo formar educadores com atenção especial à cultura, lutas sociais e realidade do campo. A graduação prepara profissionais para atuar especificamente nesse contexto, valorizando saberes tradicionais.
A história de Maria de Fátima representa um marco na educação inclusiva, demonstrando que nunca é tarde para retomar os estudos e concluir uma formação superior. A universidade destacou que a trajetória da estudante reforça a importância de políticas de acesso ao ensino superior para todas as idades e realidades sociais.
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