Governo do Tocantins sanciona LDO de 2026 com prioridade em concursos e obras
Documento orçamentário prevê investimentos na saúde, educação e segurança, incluindo início de estudos para novos certames.
O governo do Estado do Tocantins sancionou, sem vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026. O texto, aprovado pela Assembleia Legislativa (Aleto) em 5 de novembro, foi publicado em suplemento do Diário Oficial do Estado na quinta-feira (4) e estabelece as metas e prioridades para a administração pública no próximo ano.
A lei organiza a previsão orçamentária e destaca áreas estratégicas que receberão investimentos, com foco especial na realização de concursos públicos e em obras nas áreas da saúde e educação. As diretrizes foram construídas em alinhamento com o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e debatidas com participação social.
Saúde e Educação na pauta de prioridades
Na área da saúde, a LDO prevê a continuação das obras dos hospitais gerais de Araguaína e Gurupi, e do Hospital da Mulher e Maternidade. A meta também inclui a realização de 12 mil cirurgias eletivas e estudos para ampliação da rede de atendimento.
Para a educação, as prioridades são a ampliação da Unitins (Universidade Estadual do Tocantins), com atenção para a expansão dos cursos da área da saúde, e a realização de estudos para reforma e reestruturação da Casa do Estudante em seis municípios: Araguaína, Arraias, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Segurança e infraestrutura
O documento estabelece como primeira prioridade na segurança pública a realização do concurso da Polícia Civil. Paralelamente, devem ter início os estudos para um futuro concurso da Polícia Penal.
Na infraestrutura, uma das metas é dar início às obras e serviços para a duplicação da Ponte Governador Siqueira Campos, na TO-080, além da pavimentação de outras rodovias estaduais.
Gestão pública e próximos passos
Dentro da gestão pública estadual, a LDO determina que devem ter andamento os estudos para realização de concursos públicos em outras áreas do governo. A lei serve como diretriz para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalhará os valores efetivamente destinados a cada programa e ação.
O governo estadual sancionou o texto integralmente, sem vetar nenhuma das emendas propostas pelos deputados estaduais durante a tramitação na Aleto.
Deixe seu Comentário
0 Comentários