Governador em exercício do Tocantins nomeia novo secretário da Segurança Pública
Delegado de carreira Abzair Paniago assume a pasta após exoneração do titular anterior, Bruno Azevedo.
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), nomeou o delegado Abzair Antônio Paniago para o cargo de secretário da Segurança Pública do estado. A exoneração do titular anterior, delegado Bruno Sousa Azevedo, e a nomeação do novo gestor foram publicadas no Diário Oficial do Estado na noite de segunda-feira (1º de dezembro de 2025).
A mudança na liderança da Secretaria da Segurança Pública (SSP) entrou em vigor nesta terça-feira (2). Abzair Paniago é um delegado de carreira com trajetória no governo estadual, tendo ocupado anteriormente os cargos de subsecretário e de secretário interino da mesma pasta.
Trajetória do novo secretário
Abzair Paniago possui formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e acumula diversas especializações na área. Além da atuação policial, ele é professor universitário no Centro Universitário Luterano de Palmas (ULBRA), onde leciona disciplinas de Direito Penal e Processual Penal.
Em 2016, Paniago já esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública de forma interina. Durante esse período, conduziu reuniões sobre concursos da Polícia Civil e implementou medidas para reforçar a estrutura de segurança no estado.
Projeção nacional e experiência
A experiência de Paniago extrapola as fronteiras do Tocantins. Em 2009, ele presidiu o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, um órgão que reúne delegados e chefes de polícia de todo o país para discutir políticas públicas e estratégias de combate à criminalidade.
O novo secretário assume a pasta em um momento de gestão da segurança pública no estado, herdando a estrutura e os desafios da administração anterior. A nomeação foi um ato exclusivo do governador em exercício, Laurez Moreira, que assumiu temporariamente o Executivo estadual.
Transição de comando
A publicação no Diário Oficial marcou oficialmente a transição. Não foram divulgados, no ato da nomeação, os motivos específicos para a exoneração do então secretário Bruno Sousa Azevedo, também delegado de carreira.
Com a posse, Paniago passa a comandar todas as polícias do estado (Civil e Militar), além do sistema penitenciário, sendo o principal responsável pela política de segurança pública no Tocantins.
Deixe seu Comentário
0 Comentários